21 de julho de 2013

Resenha: Finale - #4 Série Hush Hush por Becca Fitzpatrick

Título: Finale
Título original: Finale
Autora: Becca Fitzpatrick
Série: Hush, Hush - livro 4
Editora: Intrínseca
303 páginas
Capa: 
Narrativa: 
Classificação geral: 

ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DOS OUTROS LIVROS.
FinaleNora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano:  Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas, quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.
 No terceiro livro, Silêncio, vemos que Nora agora é a herdeira direta do Mão Negra, seu pai. E agora que ele se foi, ela é a responsável pelo exército de Nefilins que pretende acabar com a raça dos anjos caídos.

Mas, ela ainda ama Patch. Nora não consegue sequer imaginar uma vida sem o seu amor. Então como ela vai liderar um exército que pretende exterminar os anjos caídos, se o próprio Patch é um?

Então eles decidem enganar todos fingindo que terminaram, assim Nora estará agradando os Nefilins, e Patch tentará ajudá-la dando informações dos anjos caídos. Mas, até quando eles vão conseguir enganar os dois lados?

Sempre que a dúvida e a tristeza invadiam minha mente, tudo o que eu precisava fazer era pensar nele. Não sabia se tinha feito a melhor escolha todas as vezes, mas de uma coisa eu não tinha dúvida: tinha acertado com relação a Patch. Não podia desistir dele. Nunca.

Terminar uma série é bom e ruim, não é? Bom porque você finalmente vai decobrir tudo, vai saber se mocinho vai terminar com a mocinha, se o vilão vai se dar mal ou não. Mas, é ruim também, porque é um ciclo que está terminando. Você não vai mais esperar pelo próximo livro ansiosamente. Simplesmente acaba.


Fiquei ansiosa para saber como a Nora e o Patch iam ficar juntos no final, e como eles iam conseguir vencer todos os obstáculos para serem felizes. Aquela sensação de "finalmente" (sem trocadilho) me abraçou durante toda a leitura.

Infelizmente, bem nas primeiras páginas, fiquei muito confusa. Porque faz muito tempo que eu li "Silêncio", e como leio um livro atrás do outro, foi muito difícil lembrar de tudo. Contudo, como a Becca é um amor, ela presenteia o leitor dando um pequeno resumo de tudo o que aconteceu nos primeiros livros. Ufaa, se ela não tivesse feito isso, não sei o que seria de mim rsrs

A narrativa da Becca continua a mesma. Quando você vê, já está na página cem. O ritmo da leitura é rápido e fácil. Algumas vezes, o fato do ritmo ser rápido me incomodou, já que isso contribui para que a maioria dos acontecimentos passasse rápido demais, faltando maior envolvimento dos personagens. Cenas como a guerra apresentaram este problema. E acho que foi por isso que a maioria das pessoas esperava mais do último livro.

Por incrível que pareça, eu não achei a Nora tão chata em Finale quanto nos primeiros livros da série. Pelo contrário, gostei que ela tornou-se uma personagem mais forte e corajosa. Foram as poucas as vezes que ela me irritou por ser tão ingênua.

Terminei Finale com lágrimas nos olhos. Não porque o final é lindo. Tá, também. Mas, o motivo principal por eu ter chorado um pouquinho é porque terminou. Simples.
E ao contrário de muitos, eu gostei bastante de Finale. Claro que poderia ter sido melhor (fiz vários finais plausíveis na minha cabeça depois que terminei o livro), mas eu gostei de como a autora desenvolveu o final da estória.

Beijos,

Juli.

20 comentários:

  1. Ai meu Deus!! Para Tudo que eu tenho que ler esse livro. Já li os três primeiros da saga e não vejo a hora de poder ler esse. Ai ai, também acho que vou chorar com esse livro, só de saber que é o último da série.

    Bjs

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!

      Você tem que ler mesmo menina haha :)

      Beijos :**

      Excluir
  2. Não vejo a hora de ler esse livro, to tãoo ansiosa vou ler ele hoje mesmo. Já li Silêncio ontem mesmo! todinho, li todos os livros da série em um dia, tudo seguido. Estou muuuuuuuuuuuuuuuito ansiosa para saber o final...ai que dó terminar uma série é realmente uma tristeza, pelo menos, para mim
    Beijos^^

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayla! Que bom, assim você mata essa curiosidade e descobre o final da Nora e do Patch <3
      haha Uau! Você nem é rápida haha ;)
      Somos duas, pois é uma tristeza para mim também :(

      Beijos :*

      Excluir
  3. Oie :)

    Nossa a opinião da gente foi totalmente parecida, também gostei do final que a autora deu para os personagens e para a estória só achei ruim algumas mortes e nós soltos, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Alguém concordando comigo =D Pois é, ela poderia ter dado um jeito nessas mortes, que foram um pouco desnecessárias :/

      Beijos :*

      Excluir
  4. Ainda engasgada com esse livro, claro que nem sempre tudo precisa ser perfeito, mas a Becca podia ter caprichado mais.
    Podia tudo ter sido dom mesmo jeito, mas a forma como ficou no livro não me agradou.
    Tipo tem aquelas mortes, mas foi morreu pronto não se fala mais nisso.
    Isso foi o que mais doeu, acho que faltou consideração com personagens que de certa forma foram muito importantes.
    Porém agora não adianta chorar sobre o leite derramado, kkkk. Bola pra frente e vamos escrever fanfics com seus finais alternativos que deixam todos felizes.

    Bjão,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, ela podia ter caprichado mais, mas eu até gostei do seu desfecho. Haha, pois é! #Partiufazerfanfics rsrs

      Beijos :*

      Excluir
  5. Olá, Juliana! Tudo bem?
    Eu adorei o final de Hush Hush, apesar de ter imaginado um completamente diferente. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém que concorda comigo haha :)

      Beijos :**

      Excluir
  6. Ai gente,
    Preciso tirar essa minha cisma com história de anjos. Eu já vejo as coitadas e penso que é ruim.
    Nunca tive interesse em ler Hush, Hush, pois me decepcionei com Fallen. Mas estou pensando em dar uma noa chance a essa série, pois só vejo comentários positivos.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,

      haha Precisa mesmo! A saga é ótima! E série é realmente meio chatinha, mas tenho certeza que você vai gostar de Hush Hush e do Patch rsrs

      Beijos :**

      Excluir
  7. Flor eu não li a resenha pois ainda não li o livro. Não quero perder as surpresas ^^

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena flor :/ Mas, o melhor é não ler mesmo para não receber nenhum spoiler rsrs

      Beijos :*

      Excluir
  8. Oie Ju
    Finale foi uma das minhas decepções literárias deste ano. Não gostei a forma como a Becca resolveu os mistérios e ainda matou personagens sem dó e piedade...não acredito que acabou assim :(
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque! Sério? Eu gostei de Finale. Não foi como eu esperava, mas gostei de como a autora terminou, como disse na resenha rsrs

      Beijos :*

      Excluir
  9. A cada dia me sinto mais alienado, rsrsrs. Ainda não li essa série, mas um monte de gente fala dela, e muito bem! Estou realmente curioso, o que ainda me impede de adquiri-la é o fator dinheiro, rsrsrs. Ótima resenha, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Anônimo24/7/13

    Tô louca para ler essa série.
    Já tenho Crescendo e Silêncio, agora só falta o primeiro e o último para eu mergulhar nessa historia.
    Beijos,
    Gabi

    Pode visitar?
    http://morandonabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana!
    Eu amo Hush Hush e partilho do mesmo sentimento que você: não sei se fico feliz com as descobertas ou triste pelo fim da série! Achei esse quarto livro bem legal e, assim como nos outros, eu suspirava sempre que o Patch aparecia, haha. Só não gostei muito de como as coisas acabaram para a Vee e para o Scott! Também imaginei alguns finais diferentes...
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Anônimo27/7/13

    Oi Juu! Já li muitas opiniões contraditórias sobre Finale, mas no geral, as pessoas acabam como você: amando! Ainda não li nenhum dos livros da série, mas só por seus comentários, já fiquei bem animada!
    Livro que é bom nos faz chorar! Esse é meu lema. <3 UHAUSHUAHSUHAS
    Amei a resenha! Espero poder ler logo!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.