4 de dezembro de 2013

Resenha: Divergente - Veronica Roth

Título: Divergente
Título original: Divergent
Trilogia Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 500 páginas
Narrativa: 
Capa: 
Classificação geral:   

DivergenteNuma Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
 O mundo em que Beatrice Prior (Tris) vive é dividido em facções. A sociedade se tocou que a culpa de um mundo cheio de guerras e misérias é do próprio ser humano, da sua personalidade, por isso eles se dividiram.
Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. [...] Os que culpavam a ignorância formavam a Erudição.[...] Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...] Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...] E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.
 Tris é da Abnegação, o que significa que ela precisa ser altruísta. Mas, ela sempre sentiu que não pertencia a sua facção. E finalmente chegou a Cerimônia de Escolha, onde o Teste de Aptidão mostrará a qual das facções ela pertence. E isso não seria um problema, se ela não fosse Divergente.


Veronica Roth se tornou uma das minhas autoras favoritas, porque Divergente me conquistou completamente. Uma nova distopia que fará qualquer leitor refletir e se aventurar a cada dia com Tris. O livro é tão bom que não tenho nem palavras para descrevê-lo, mas vou tentar.

Comecei a ler Divergente por indicação de amigos e fiquei surpresa quando desde a primeira página, o livro me levou a um mundo totalmente incrível e me deixou viciada até finalmente chegar a última página. Veronica tem uma escrita maravilhosa,e para completar, ela tem tanta criatividade, que sinceramente, não sei como alguém não poderia gostar deste livro.

Tris pode ter me irritado muitas vezes com seus pensamentos e atitudes contraditórias, mas não posso deixar de admirá-la pela sua coragem e determinação. Ela é diferente de todas essas protagonistas de distopias. Sinceramente, acho que a Tris só perde para a June de Legend, porque aquela lá ninguém passa, mas isso não vem ao caso.

Se você quer um livro que vai te prender desde a primeira página, leia Divergente! Tenho certeza que não irá se arrepender de ler esta distopia tão bem imaginada.

Beijos,

Juli

5 comentários:

  1. Cai de amores por esse livro. Não curto muito distopia, mas Divergente foi uma exceção. Tudo no livro me conquistou.
    Principalmente Four. RARA
    Só achando uma sacanagem termos que esperar até abril para vê o filme porque a linda da Paris Filmes disse que ia ser assim e nem motivos claros deu para isso.
    Agora tô aqui roendo as unhas para ler Insurgente. *-*

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Li Divergente faz 1 ano e já não me lembro de muita coisa, irei relê-lo e ai começar Insurgente. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Juli! Já li tantos comentários positivos sobre Divergente que não consigo acreditar que ainda não li! Gosto bastante de distopias e quero poder ler mais delas durante as férias! Divergente, pelo que parece, é uma dica que vale super a pena! Fiquei bem curiosa mesmo! <3
    Ótima resenha!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Mais uma das distopias MUITO bem comentadas que não li (não sei ainda porque não fiz). A sua resenha só reforçou isso, e de fato irei ler o mais rápido possível. Gostei :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro, mas estou esperando lançar todos e comprar em uma promoção pois o valor está bem salgado.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.